O Que é Gatilho Mental e Para que Serve?

O Que é Gatilho Mental e Para que Serve?

Os gatilhos mentais são importantes formas de converter os leads que visualizam um conteúdo publicitário. Muitas das técnicas de marketing e publicidade se utilizam desse artifício.

E, em se tratando de uma época em que as empresas têm grande necessidade de ter presença digital e com estratégias que tendem a convencer o seu público-alvo é essencial que você saiba bem quando e como usar.

Talvez você já os tenha utilizado, mesmo sem saber, afinal, ela está presente historicamente na publicidade. E, neste artigo você aprenderá tudo sobre este assunto e ainda terá algumas dicas.

Quer saber mais? Continue lendo este artigo. Nele você terá acesso para saber sobre essa importante técnica que tem como objetivo converter mais facilmente seus leads e gerar mais lucro para o seu negócio. Vamos lá!

O que é gatilho mental?

Gatilhos mentais são recursos que tem ajudado a ativar as emoções dos consumidores levando-os a desejar produtos e serviços – isso antes de saberem de suas características ou vantagens.

Frases, palavras, expressões, ou até mesmo o uso de imagens pode acionar o lado emocional do seu público-alvo. Assim está definido o conceito de gatilho mental, pois são capazes de engajar as pessoas.

Em geral, esse recurso é acionado de modo inconsciente e é utilizado como arma de persuasão para convencer um leitor ou potencial consumidor a um objetivo específico.

No caso de negócios online, gerar vendas.

Existe uma grande diversidade de gatilhos que podemos explorar – e cada um deles você conhecerá lendo a este artigo.

Para que serve o gatilho mental?

Os gatilhos mentais existem para que um negócio seja fechado, para que vendas sejam convertidas ou mesmo para conseguir um apoio.

Essa é uma técnica que, pura e simplesmente serve para se conseguir os resultados que você ou o seu negócio precisem,

É um conceito relativamente simples mas que é baseado em teorias que levam em consideração a psicologia. Assim, sem que você perceba poderá estar sendo influenciado por gatilhos mentais enquanto lê este artigo.

Afinal, o marketing, mais que uma palavra, é um conceito que é aplicado em quase todos os lugares.

E, em se tratando da internet, podemos afirmar que ele está em todo lugar.

Abaixo vamos citar alguns dos gatilhos mentais mais utilizados pelo marketing para converter leads.

Gatilhos mentais: tipos

Escassez: Esse é bastante usado para que um público-alvo específico que esteja hesitante tome uma decisão rápida devido a escassez de um produto.

Despertado através do sentimento de urgência, a promoção de uma oferta restrita aos primeiros 10 compradores com desconto pode ser um exemplo que desperte esse gatilho mental.

Reciprocidade: Este tem como objetivo suscitar a necessidade de contribuição, para que o seu cliente se sinta, inconscientemente “obrigado” a retribuir. Ou ainda pode servir como meio para que ele esteja sempre aberto a novas negociações.

O oferecimento de uma amostra grátis, por exemplo, ou uma informação relevante, assim como uma experiência de compra diferenciada pode suscitar esses recursos.

Razão: O gatilho mental que precisa de uma referência que transmita credibilidade para que os clientes fechem negócio sequer precisa ser dito de forma direta.

Inserir isso nas redes sociais, por exemplo ou a exposição de declarações e imagens é o suficiente.

Prova Social: Números de pesquisa de satisfação, depoimentos, imagens de pessoas usando os produtos ou número de leitores etc. fazem com que esse gatilho seja ativado.

Isso porque, como somos seres sociais e precisamos de aprovação social, fazer parte de um seleto grupo de pessoas satisfeitas é uma forma de converter e fidelizar clientes.

Novidade: E, por fim, o gatilho mental da novidade pode ser acionado de modo eficaz já que, com a tecnologia, é cada vez mais rápido o número de produtos e serviços que prometem algo completamente novo.

E agora, que você já sabe um pouco mais sobre gatilhos mentais, que tal usá-los para converter seus clientes de maneira mais rápida e eficaz?

E aí, gostou do artigo acima? Que tal deixar um comentário abaixo? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais. Fique de olho em mais novidades e até a próxima!

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