O que é estratégia marketing em vídeos?

O que é estratégia marketing em vídeos?

      O marketing, hoje é uma ferramenta usada por praticamente cem por cento das empresas, que o entendem como ferramenta chave na geração de negócios e fechamento de pedidos. Existem inúmeras possibilidades de estratégias de marketing u uma muito conhecida e utilizada atualmente é o marketing em vídeos. Trabalha-se então com a ideia do presente, de encantar o cliente através da tecnologia e fazê-lo comprar logo um produto que talvez, apenas lendo folhetos, levaria meses. O marketing em vídeos também é muito utilizado para posicionar determinada marca em um ranking, como é o caso da página Google. Assim, quanto mais atrativo os vídeos empresariais forrem, mais vezes serão vistos e a posição da empresa no ranking melhorará.

       Outro ponto chave quando se trabalha com marketing em vídeos está na ideia do cliente procurar pelos eles e não as empresas ficarem enviando-os. Imagine que você é dono de uma empresa de calçados e pretende divulgar seu empreendimento. Para isso você manda diversas mensagens para muitas pessoas pedindo para que elas abram o material enviado. Desta forma, quem abrir o conteúdo com esse pedido, pensará: “Novamente propaganda? Vai ser igual às outras, não vou abrir.” O contrário acontecerá se você tornar o seu negócio conhecido e inserir qualidade no que faz, porque então, quando o cliente procurar por calçados na internet, seu vídeo publicado terá uma grande quantidade de acessos e comentários positivos, fazendo que o cliente acredite que este é o material adequado para assistir e depois, adquirir.

      Porém, engana-se quem pensa que trabalhar com marketing através de vídeos é simples. Assim como qualquer outra publicidade, é necessário um conteúdo convincente, ou então a campanha será em vão. Quanto mais conteúdo e de uma forma mais dinâmica o vídeo conseguir ser produzido, mais vezes os consumidores procuraram este profissional ou seus materiais de mídia disponibilizados na rede para seus acessos. O lado positivo do vídeo é que mesmo tendo a sua estrutura voltada para o lado didático, há alguém que você enxerga enquanto assiste o que não ocorre com os e-mails e artigos encontrados em blogs, por exemplo. Isso porque quando você vê a pessoa, automaticamente ela estará passando ou não credibilidade. Se estiver experimentando o produto ao vivo e ele não funcionar e mesmo assim o vídeo for publicado, todos que estiverem assistindo procurarão mais informações antes de adquirir o produto, diferente de um texto onde se pode mentir que o produto é bom e ninguém está vendo.

O que fazer?

      Muita gente deve pensar: “A empresa jamais postaria um lado negativo de seu produto.” Porém, quando se pensa em marketing em vídeos não necessariamente precisa se estar falando de uma empresa. Muitas pessoas, que acabam se tornando bem conhecidas no mundo virtual por possuírem uma página no Youtube, testam produtos dos mais variados tipo e enquanto o fazem, gravam e publicam na página. Isso normalmente acontece porque estas celebridades da internet têm um número alto de seguidores, que fazem os pedidos para as gravações.

      É claro que muitas pessoas também fazem estes vídeos oferecendo produtos e testando-os durante a gravação, não só porque gostam do que fazem e tem um canal, mas porque ganham das empresas para isso. Uma pessoa que tenha blog e canal famosos e que faça postagens sobre os cuidados com cabelos, por exemplo, vai ser facilmente convidada por marcar de produtos deste gênero para realizar postagens sobre a marca. O quanto ela vai ganhar sobre isso depende muito das negociações que forem feitas. Algumas vezes são envolvidos diversos produtos da linha gratuitamente, em outras os valores pagos são em dinheiro.

      Se a ideia for gerar um conteúdo que contenha dados ou comparações, o marketing através do vídeo também tende a trazer mais resultados. Outro benefício é que os vídeos se forem bons, serão compartilhados nas redes e assim, as visualizações aumentarão consideravelmente. Normalmente ele é compartilhado porque no momento em que assistia, a pessoa lembra-se de alguém que estava com dúvidas com relação ao conteúdo apresentado ou porque ele, naquele momento, se encaixa no perfil do telespectador e isso também acaba sendo positivo para a empresa. Se alguém compartilhar um vídeo em sua rede social já gerará muitas visualizações, dependendo da quantidade de pessoas que acessam seu perfil, então, automaticamente se alguém for marcado, este número dobra de possibilidades, porque agora aparecerá também no perfil da pessoa marcada. 

Criando um canal

      Criar um canal da empresa para divulgação dos vídeos também pode ser uma boa pedida, já que se isso ocorrer podem-se criar sequências de conteúdo, algo muito positivo no meio digital. Então, se o produto que estiver em questão para ser divulgados através do marketing em vídeo for uma impressora, por exemplo, é possível fazer um vídeo inicial apresentando a marca dela e o produto em si, qual o seu tamanho, as suas características, quantas folhas imprime por minuto. Depois de publicado, pode ser aberta uma opção para que a pessoa que assistiu relate o que achou do produto e quais são as suas dúvidas. Então, se o internauta perguntar qual é o preço que a empresa disponibiliza e se ela tem um diferencial de outras marcas e modelos, este pode ser o vídeo número dois do produto. Assim, o conteúdo terá sequência e quem tiver interesse na compra do que está sendo anunciado, ficará convicto de que será uma compra que valerá a pena.

      Publicar os vídeos no site da empresa também é uma boa possibilidade de atingir metas com este tipo de marketing, já que, quem visita este site visita por estar interessado nos produtos ou conteúdo que ele oferece, então facilmente serão convencidos a assistir os vídeos e conhecer mais sobre os temas. Algumas empresas também trabalham com a ideia de postar o conteúdo em forma de texto e gravar este mesmo conteúdo, sem mudar nada, postando no mesmo local. Assim, quem acessar poderá optar se deseja ler ou assistir e de qualquer forma, receberá o conhecimento proposto. Esta técnica também facilita a criação do marketing, já que não é necessário criar dois conteúdos diferentes, apenas um.

      O marketing em vídeos tem maiores resultados quando há um contato com o público. Isso significa que quanto mais a empresa tiver meios de propagar o trabalho que oferece e mais contatos estiverem inseridos a estes meios, mais facilidades de venda acontecerão, visto que, quando o internauta assistir o primeiro vídeo de uma das campanhas e gostar do que viu, passará a procurar mais sobre a instituição e o que ela tem ou não a oferecer para o cliente. O contrário também pode acontecer. Alguém que já seguia muito tempo o site da empresa ou a rede social encontra em uma dessas ferramentas a publicação de um vídeo, então assiste, gosta e passa a utilizar como mais uma forma de conteúdo. Gerar contatos para a empresa facilita o processo de vendas de uma forma gigantesca, já que normalmente quem tem que fazê-lo, em um primeiro momento, é a empresa. Portanto, se o recurso de marketing com vídeos gerar consumidores que procurem a empresa e não sejam procurados, acarretará à facilitação deste processo e a empresa economizará tempo e dinheiro.

Divulgação

      Outro ponto chave é qual o objetivo da empresa criando e divulgando aquele vídeo. Se o objetivo for apenas gerar conteúdo para fazer com que pessoas que ainda não conheçam a instituição passem a conhecê-la, é preciso pensar em uma campanha de marketing diferenciada, inovadora e chamativa, só assim a marca será lembrada quando se falar do produto. Porém, se o foco estiver em vender um produto específico e houver um público alvo por trás disso, fica mais fácil. É só pesquisar o perfil deste público, gerar um material que se encaixe neste perfil e publicar os vídeos em um local que se saiba que eles acessam. Então, se for organizada uma campanha de marketing com vídeos objetivando vender materiais escolares, esta campanha deverá gerar um atrativo para crianças e adolescentes, se estes forem o público alvo, trazendo uma linha com heróis, princesas ou personagens conhecidos e um atrativo para os pais. Se o vídeo ou comercial for divulgado no lugar ideal para acesso das duas partes, na televisão, por exemplo, ficará fácil de o produto ser vendido.

      Porém, se o material for bem produzido e convincente, não terá erro, porque mesmo que, por exemplo, só a criança tenha assistido, se ela gostar do que viu achará uma forma de mostrar para o adulto responsável por ela que fará a compra do material desejado. Então, se percebe a importância da divulgação do material em diversos lugares. Se o material estiver entre os melhores e com maior número de pesquisas, ao se procurar nos sites de busca por ele, surgirá e proporcionará acesso rápido. Caso contrário, se na sua publicação não forem utilizados recursos com base no SEO ou outras ferramentas, dificilmente o consumidor encontrará o vídeo ou material em questão e não ficará procurando por muito tempo. O problema desta situação é que é nesse momento que o cliente pode encontrar materiais similares da concorrência e como o de sua empresa não foi encontrado, poderá perder oportunidades de venda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.