Não é novidade para ninguém que, atualmente, o Brasil se encontra em meio a um cenário bem drástico e que faz com que, nem sempre seja fácil empreender em meio à crise.
Mas, o que acontece também é que, caso você realmente queira continuar, é possível. Só depende do quanto disposto está e de como vai querer colocar essas coisas em prática. Isso porque, nem sempre é fácil.
Justamente por conta desses obstáculos, muitas pessoas, acabam desistindo no meio do caminho. Caso você seja uma dessas pessoas, infelizmente terá que aceitar as coisas da forma como são e estão. Mas, saiba que, caso queira, pode fazer tudo diferente. E melhor. Que tal conhecer as formas?
- Vender online: não, essa não é uma novidade. Pelo menos não para a maior parte das pessoas. Todo mundo sabe a importância de vender online o quanto diversas pessoas, de todos os lugares do mundo, conseguem resultados quando se dispõe a vender dessa forma. Vender online é, hoje, sinônimo de possibilidades para o seu negócio. E todas as pessoas deveriam pensar assim. Inclusive as que não estão passando por dificuldades. O motivo? É uma opção a mais que a sua empresa pode contar. Mal não fará contar com ela. Criar um espaço virtual bem completo faz toda a diferença. Isso inclui um site e redes sociais bem específicas, que criem autoridade. Assim, além de conseguir vendas, você contará com mais uma excelente opção para divulgar o seu negócio.
Mais especificidades sobre empreender em meio à crise
Vender online é uma ótima opção, mas ela sozinha não adianta. Então, existem outras coisas que podem e devem ser feitas, para que as coisas tragam, deem, ainda mais resultados. Conhecê-las é fundamental e isso permite que as coisas se completem, façam parte de um conjunto de ações que trazem resultado.
- Negocie com seus fornecedores: uma das melhores coisas que as pessoas podem fazer é negociar com os seus fornecedores. Isso porque, caso essa negociação não aconteça, as dívidas podem começar a aparecer. É possível, inclusive, negociar com os próprios bancos as despesas deles e solicitar um prazo maior para pagamento. Normalmente é possível conseguir. Sim, também não é o momento de fazer dívidas desnecessárias. Por isso, evite gastos que não possuem necessidade de acontecer. Até porque, dificilmente se prevê quando as crises acabarão. Ainda mais no cenário atual, em que estamos falando sobre uma pandemia.
Agora, chegou a hora de uma dica que nem todo dono de empresa gosta. Mas, precisa aprender a utilizar. E assim, as coisas passarão, a, com certeza, serem bem mais fáceis.
- Promoções e possibilidades: quando as empresas pensam em empreender em meio à crise, uma das coisas que mais dá certo é fazer promoções e assim, contar com opções chamativas e vantajosas para os seus clientes e também para você. Isso significa caprichar nas possibilidades oferecidas, mas, claro, sem deixar de ganhar também. Agora, nada de fazer promoções toda hora. O cliente percebe, sabe quando na verdade, aquela situação não é bem uma promoção.
Para empreender, as questões básicas precisam continuar acontecendo!

Muita gente pensa que quando se decide empreender, ainda mais se for em meio à crise, apenas inovar deve ser a maior preocupação. Mas, nem sempre é assim que as coisas funcionam. Pelo menos não é só assim.
Conceitos básicos que são sempre trabalhados, em todo lugar, dia, hora, também precisam continuar sendo explorados. Por exemplo: ser e ter bons líderes trabalhando com você. Isso permite que as coisas aconteçam, sejam possíveis. Porque a liderança é uma característica que só fará o seu negócio crescer, melhorar.
Inclusive, caso queira uma dica, além de contar com líderes na sua equipe, sempre trabalhe, contrate, pessoas ainda mais inteligentes que você. São elas que permitirão que você alcance os melhores resultados possíveis. E as incentive para que elas vejam o seu negócio, como se fossem delas. É o que faz as pessoas trabalharem porque gostam e não por obrigação. E isso faz uma diferença e tanto em meio aos resultados.
Agora, caso você queira começar a ter resultados logo, é a hora de sair da teoria e ir logo para a prática. Saiba que, só depende de você. E do quanto se dispõe a isso.