
Você já imaginou começar a ter diversos resultados quando o assunto é o seu negócio, com apenas uma mudança? E quando eu falo em mudança, comento sobre ela realmente acontecer. E, para que isso seja possível, apenas um detalhe é necessário: defina o seu nicho.
Você sabe o que é nicho? O que ele significa, representa? Imagine que você trabalhe com vendas de quinhentos produtos. Existe um que é o seu carro chefe? Ou seja, que tem um diferencial e a partir dele você consegue muito mais resultados?
Pois, caso isso não aconteça no seu negócio, você está errado, indo mal. Definir um nicho faz com que você gere autoridade para o seu negócio, fique conhecido especificamente por aquilo. E isso faz uma diferença e tanto.
Sim, eu sei que não é algo fácil. E se isso te deixa mais calmo, inclusive empreendedores bem experientes tem dúvidas quando o assunto é esse. Mas, a diferença que é conseguir essa definição, com certeza modificará por completo o seu conceito de negócios.
E, mais do que isso: fará com que você cresça. Financeiramente falando, estrategicamente e por aí vai.
Motivos para que você defina seu nicho

Um deles inclui você conseguir concentrar os seus esforços em apenas uma questão. Assim, as probabilidades de dar certo são muito maiores. Com certeza você conhece alguém que tentou vender quinhentas coisas durante a sua vida e não conseguiu resultado com nenhuma.
Sabe o motivo? Justamente ele não focar em uma coisa só.
Caso ainda não tenha ficado tão claro, nicho de mercado é como se fosse um segmento com que você trabalha, uma identificação de um grupo, nesse caso, menor.
Imagine, por exemplo, que uma loja de decorações só vende luminárias. Eles começaram a vender só isso porque quando vendiam outras coisas, perceberam que muitas pessoas buscavam luminárias específicas e não tinham lojas assim na cidade.
Então, depois que ocorreu o foco nesse nicho, tudo mudou para eles. Inclusive, o sucesso, que passou a acontecer.
Viu como é simples? Você só precisa pensar nas procuras que determinado produto tem. E assim, quando entender essa questão, defina o seu nicho.
Alguns poréns
Não esqueça que, apesar de parecer super difícil essa definição, não é. Até porque, você não vai começar nada do zero. Você provavelmente já possui um negócio. Então, só precisa especificá-lo melhor. Diminuir a quantidade de coisas que oferece.
Na verdade, você até pode ter uma grande quantidade de opções, mas pelo menos na hora de anunciar, preocupe-se mais com a ideia de focar em algumas coisas. E pronto, tudo resolvido.
Assim, você vai conseguir inclusive se organizar melhor. E, mesmo que as pessoas não precisem do seu produto naquele momento específico, com certeza elas lembrarão de você quando houver essa necessidade. Afinal, você fez por merecer, criou as suas estratégias e agora, colherá os frutos. Entende? É muito mais fácil do que parece.