Como Gerar Conteúdo para o Blog?

Como Gerar Conteúdo para o Blog

Diferentemente de outros tempos da internet, hoje, conteúdo é tudo para quem quer trabalhar online com lojas virtuais ou outra formas de empreendimento online. Antes do Google, os sites eram recheados de “click bites” e sem nenhum conteúdo.

Além disso, some-se ao fato de que o SEO e o Inbound Marketing criaram novas formas de vender produtos e de modo a priorizar o conteúdo oferecido para os seu leads.

Assim sendo, já que esta é uma das formas mais conhecidas de se ganhar dinheiro e o momento é propício para tanto, é preciso que você saiba muito bem o que põe no seu blog, certo?

Por isso, se você quer saber mais sobre criação de conteúdo, continue lendo este artigo. Nele você vai encontrar dicas de como gerar bons conteúdos para o seu blog e assim melhor a quantidade de visitantes e, quem sabe, de compradores no seu site.

Conteúdo para blogs: defina sua persona de marketing

Antes de você começar a gerar o conteúdo do seu blog, é preciso saber com quem ele irá dialogar.

Assim, a definição da persona é importante, mas saber o que é esta persona também é uma etapa deste processo.

A persona é uma personagem eu você desenvolve durante a etapa de planejamento estratégico.

Identifique quais são as suas necessidades, suas “dores” e interesses do seu público-alvo. Tendo essas informações em mãos será mais fácil saber que tipo de conteúdos produzir.

Quanto mais você conhece este público, mais eficiente se tornam as suas campanhas e, consequentemente, as taxas de conversão.

Coloque-se no lugar da audiência

Se pôr no lugar das pessoas que se interessam pelo tipo de produto que você produz é a melhor maneira de produzir conteúdo relevante para o seu site.

Ou seja, isso quer dizer que nessa posição você pode entender o momento do visitante do seu site e assim dirigir a sua mensagem diretamente a ele.

Quanto mais íntima e pessoal é a sua mensagem, melhor, isso criará um ambiente mais acolhedor e deixará o leitor mais receptivo à mensagem que você pretende passar.

Alinhe-se ao grau de conhecimento do leitor

Um dos erros mais comuns de autores é criar textos que se distanciam demais dos seus leitores. Ou seja, utilizando linguagem técnica e evitando dar as explicações necessárias para uma melhor compreensão do conteúdo.

A partir do momento que você respeita o seu leitor, você quebra uma barreira para a assimilação do conhecimento que você está querendo passar.

SEO acima de tudo?

O conhecido otimizador de pesquisas é uma importante ferramenta para qualquer blog que se preze. É claro que é importante estar bem posicionado nos sites de pesquisa.

Entretanto pôr o SEO acima de tudo acaba por se tornar um erro. Basta se pensar na seguinte proporção: para quem você está escrevendo: para o seu leitor ou para o Google?

É claro que ele é importante, mas pensar em sua concorrência também é uma forma de pensar em seu blog como uma ferramenta de sucesso.

Ofereça opções para aprofundamento no assunto

Apesar de ter conteúdo de cunho introdutório ser importante para aqueles que estão em uma parte diferente do funil de vendas (onde as suas intenções de compra ainda não estão definidas), ter opções de conteúdo mais aprofundado é essencial.

E, dentre outras dicas que podemos oferecer na hora da criação de conteúdo, é dar um contexto para ele e também oferecer algo novo para aquele assunto. De nada adianta falar o que tantos outros já estão falando, certo?

E uma última dica para otimizar o seu conteúdo é criar relacionamentos internos de conteúdo. Isso complementa e aprofunda os assuntos em pauta.

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